Madeiras Estruturais: Será que uma construção em madeira pode ser resistente a sismos?
Carmo Wood
1/16/2024
Índice de Conteúdos
Uma vez que é impossível prever a ocorrência de um sismo, a prevenção assume uma enorme importância na construção. Usar madeiras estruturais para construir casas é uma opção que traz múltiplas vantagens e uma delas é o aumento da segurança sísmica.
Ao longo deste artigo vai ficar a conhecer:
- As regiões nacionais onde o risco sísmico é maior;
- 5 Benefícios da utilização de madeiras estruturais na construção antissísmica;
- As principais normas e regulamentos de segurança sísmica em Portugal.
Risco sísmico em Portugal: Quais as regiões mais suscetíveis?
Apesar de serem fenómenos raros, os sismos são um risco real e imprevisível no nosso país. O grande terramoto de 1755, que arrasou a cidade de Lisboa, atingiu uma das mais elevadas magnitudes alguma vez registadas.
Mais tarde, na madrugada do dia 28 de fevereiro de 1969, outro grande sismo (de 7.9 na escala de Richter) abalou várias regiões de Portugal, Espanha e Marrocos.
Ao contrário do que se possa pensar, o território português pode voltar a enfrentar episódios semelhantes. No nosso país, as regiões mais propensas a atividade sísmica, devido ao seu enquadramento geológico, são:
- Lisboa;
- Península de Setúbal;
- Algarve;
- Açores.
As obras de construção nas áreas mais suscetíveis à sismicidade exigem a elaboração de projetos orientados por engenheiros e arquitetos especializados em construção resistente a sismos, de forma a garantir a segurança das estruturas.
Madeiras estruturais: 5 Benefícios da construção em madeira para a segurança sísmica
Uma construção em madeira, usando madeiras estruturais apropriadas para o efeito, proporciona benefícios importantes em termos de segurança sísmica.
Se compararmos uma construção em madeira com as construções convencionais, à base de cimento, tijolo, aço e ferro, as diferenças tornam-se ainda mais evidentes. Por ser mais leve e maleável, a madeira oferece vantagens inegáveis a nível da segurança sísmica de todo o tipo de estruturas, casas e edifícios.
1. Leveza
Um dos grandes perigos durante um sismo de elevada magnitude é a queda de estruturas e materiais. Numa construção em madeira, um eventual colapso de estruturas causa menos danos devido à leveza relativa deste material.
Existem diversas opções em madeiras estruturais aptas para a construção que combinam leveza e resistência na medida ideal.
2. Flexibilidade e dissipação da energia
A madeira é um material fibroso e flexível que possui a capacidade de absorver e dissipar a energia sísmica. Estas características minimizam os riscos de formação de falhas estruturais nos edifícios em caso de sismo.
Como a madeira apresenta um comportamento previsível em resposta a forças e impactos, é mais fácil elaborar um projeto de construção em madeira que seja estável, seguro e à prova de terramotos.
3. Resistência a forças laterais
Durante um sismo, o solo agita-se e sucedem-se movimentos (com intensidade variável) em diferentes sentidos e direções. Numa construção em betão, as forças laterais são as principais responsáveis pela quebra das estruturas que antecede o seu colapso.
Já nas construções em que se usam madeiras estruturais, este perigo é muito reduzido graças à resistência deste tipo de materiais.
4. Capacidade de recuperação e reconstrução
Por todas as suas características, as madeiras estruturais podem resistir a um sismo sem grandes danos. Além de garantir a segurança dos residentes nas habitações de madeira, este tipo de material apresenta ainda uma excelente capacidade de recuperação e de reconstrução.
Em caso de sismo, se ocorrer algum dano nas madeiras estruturais, é muito simples repará-las ou substituí-las de modo a garantir que recuperam a sua resistência original.
5. Sustentabilidade
Usar madeiras estruturais para uma construção em madeira é uma escolha durável e resistente, com a vantagem adicional de ser uma matéria-prima sustentável.
A madeira, por ser um recurso natural capaz de se renovar de modo cíclico e em poucos anos, possui uma pegada ecológica reduzida. Isto significa que construir usando madeiras estruturais é bom para o ambiente.
Normas e regulamentos de segurança sísmica
Em Portugal, a manutenção da segurança sísmica na construção é regida por requisitos legais e normas técnicas. Destacam-se o Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU) e o Plano Diretor Municipal (PDM) vigente em cada município.
O Eurocódigo 8 da Norma Portuguesa estabelece regras para a elaboração de projetos antissísmicos de estruturas em Portugal. Neste documento estão incluídas regras específicas para a construção segura de edifícios de madeira.
Confie na Carmo Wood para construir com segurança
Na Carmo Wood trabalhamos com madeira tratada de alta qualidade há mais de 4 décadas. As nossas madeiras estruturais para construção são preparadas para resistir ao passar do tempo mantendo as suas propriedades.
As madeiras comercializadas pela Carmo Wood são sujeitas a um rigoroso tratamento em autoclave, que lhes confere níveis adicionais de resistência. Oferecemos uma garantia de 20 anos neste tipo de materiais. Visite o website e saiba mais sobre madeiras para construção.