
Design biofílico: Como incorporar vigas de madeira em interiores modernos

Carmo Wood
6/25/2024
Índice de Conteúdos
As tendências em design de interiores estão cada vez mais ligadas à natureza e aos seus elementos. Os espaços tendem a recriar cenários orgânicos, através da aplicação de vigas de madeira, plantas e outros materiais e detalhes naturais.
Neste artigo, exploramos as inspirações da arquitetura biofílica para áreas interiores, aplicáveis a espaços residenciais, comerciais ou escritórios. Ao longo da sua leitura vai ficar a saber:

O que é o design biofílico?

O termo “biofilia” pode traduzir-se como uma necessidade de conexão dos seres humanos com a natureza e outros sistemas vivos. Um design biofílico é um reflexo desta teoria, que pressupõe que, quando estamos rodeados por detalhes inspirados na natureza, podemos beneficiar de sensações de bem-estar e relaxamento.
Para criar ambientes de inspiração orgânica, instalar vigas de madeira em espaços interiores surge como uma excelente opção.
Ao transmitir tranquilidade e equilíbrio, este tipo de decoração tem impactos muito positivos na saúde emocional e física.
Assim, o design biofílico é feito de inspirações naturais, recorrendo a cores, formas, padrões, sons e outros elementos orgânicos. A sonoridade de fontes de água corrente, muitas plantas e amplas janelas sobre a natureza exterior são alguns dos detalhes que podem integrar este tipo de projetos.
Como enquadrar vigas de madeira num design biofílico

Integrar vigas de madeira num projeto de arquitetura biofílica é uma forma simples de trazer a natureza para um espaço interior. Há muitas maneiras de conjugar estas estruturas com outros elementos do design, de modo equilibrado e agradável aos sentidos.
Decore com vigas de madeira expostas
Deixar as vigas de madeira expostas aumenta o contraste com as restantes texturas e cores do espaço. Aplique este elemento da natureza numa sala, na cozinha ou em qualquer divisão que precise de um toque de rusticidade.
Conjugue as vigas de madeira com o verde das plantas
Pode usar as vigas como suporte para plantas trepadeiras ou como base para colocar vasos com diferentes espécies vegetais. O contraste de cores entre os tons de verde das plantas e a profundidade da cor da madeira adiciona mais interesse à decoração.
Instale as vigas de madeira em torno de um elemento central
Adornar o topo ou as laterais de uma lareira com vigas de madeira resulta num ambiente mais acolhedor e genuíno. Ao anoitecer, a luz do fogo ilumina a textura irregular da madeira, destacando a sua beleza.
5 Benefícios de integrar vigas de madeira no design de espaços interiores
Usar vigas de madeira na decoração de interiores tem muitas vantagens e ajuda a destacar a beleza dos espaços.
1. Acrescenta beleza estética a qualquer ambiente
A beleza e elegância da madeira são características distintivas deste material. Instalar vigas de madeira nas paredes e tetos permite complementar qualquer estilo decorativo, mais rústico ou mais moderno, enquanto aporta mais calor aos ambientes.
2. Aumenta o conforto visual
As vigas de madeira, com suas formas naturais, ajudam a quebrar a monotonia das linhas retas em qualquer espaço. A textura e as tonalidades da madeira tornam os ambientes mais atrativos e confortáveis.
3. Promove sensações de relaxamento
Na decoração de interiores, a utilização de elementos da natureza, como vigas de madeira, fontes, plantas ou pequenos arbustos transmite bem-estar. A conexão com a natureza acalma os sentidos e a mente.
4. Melhora o isolamento térmico e acústico
Uma das mais interessantes propriedades da madeira é a sua capacidade de isolamento acústico e térmico. Quando usada para revestimentos, em vigas ou painéis, a madeira ajuda a reduzir os gastos com climatização.
5. Contribui para a sustentabilidade
A utilização de vigas de madeira é muito comum em projetos de design biofílico. Por se tratar de uma matéria-prima proveniente de um recurso natural renovável, a madeira contribui para minimizar o impacto ambiental do projeto.

Aposte na qualidade com as vigas de madeira Carmo Wood!

As vigas de madeira estão na moda e o design biofílico é apenas uma das tendências decorativas que abraçam esta opção.
Na Carmo Wood, encontra vigas de madeira tratada com elevada resistência e durabilidade. Aplicamos a nossa experiência ao desenvolvimento de madeiras estruturais inovadoras, sempre com a qualidade que nos caracteriza.
Explore a oferta que disponibilizamos em vigas de madeira para aplicar em todo o tipo de projetos de construção e inove no design e arquitetura dos seus espaços.