Casas de madeira em Portugal: Como escolher e manter uma casa adaptada ao clima português
Carmo Wood
9/18/2024
Índice de Conteúdos
Construir uma casa de madeira em Portugal é uma opção cada vez mais atraente. As bonitas paisagens e o clima ameno são características que tornam esta opção de habitação cada vez mais popular.
Leia este artigo para descobrir:
- Se o nosso clima é adequado para a construção de casas de madeira em Portugal
- Como escolher os materiais mais adequados para uma casa de madeira em Portugal.
O clima em Portugal é adequado para a construção de casas de madeira?
Se pensarmos que as casas de madeira são as mais comuns nos Estados Unidos da América, podemos concluir que a solução pode ser aplicada a qualquer tipo de clima, alterando a constituição dos elementos. Desde as temperaturas elevadas e secas do Texas, ao frio e húmido Nordeste americano e à zona costeira da Califórnia, a construção em madeira é predominante.
Apesar de ser um país pequeno, existe alguma variação climática entre as diferentes regiões de Portugal. Por essa razão, a localização deve ser tida em conta ao escolher os materiais que compõem uma casa de madeira pré-fabricada.
Região Norte de Portugal
No Norte, as estações frias trazem chuva abundante e humidade elevada. Nas áreas montanhosas, pode ocorrer queda de neve.
No resto do ano, o clima é mais ameno mas, nas zonas do interior, a amplitude térmica pode ser muito acentuada.
Assim, importa que as casas resistam ao contacto com a chuva e a humidade. É também essencial que a madeira seja tratada, para suportar grandes variações de temperatura.
Região Centro de Portugal
Na zona Centro as épocas de chuva são menos significativas do que no Norte. Aqui, o clima é mais ameno e a amplitude térmica é menor, sem variações acentuadas.
O Verão e a Primavera na região central de Portugal trazem temperaturas agradáveis e uma humidade reduzida. Nesta zona, as casas de madeira adaptam-se na perfeição ao clima.
Região Sul de Portugal
No Sul, a precipitação costuma ser pouco abundante, mesmo no Inverno, sendo frequente a ocorrência de épocas de seca, no Alentejo e no Algarve.
Durante a Primavera e o Verão as temperaturas sobem, podendo ultrapassar os 30oC em muitos locais. Na faixa litoral, a humidade junto ao mar é significativa e ajuda a suportar o calor do Verão.
Uma casa de madeira tratada resiste bem a estas condições, preservando uma temperatura interior sempre agradável.
Arquipélagos da Madeira e Açores
Estas ilhas possuem um clima subtropical oceânico, com pouca variação sazonal. A humidade persiste ao longo de todas as estações, sendo os Invernos suaves em termos de temperaturas.
Tanto nos Açores como na Madeira, o Verão é ameno, sendo raro ultrapassar os 25ºC de temperatura máxima. Por esta razão, ter uma casa de madeira nestas regiões de Portugal é uma ótima opção.
Apesar destas variações regionais, o clima em Portugal é classificado como mediterrâneo, com verões quentes e invernos suaves, na maior parte do território.
As características da madeira tratada e dos restantes materiais usados neste tipo de construções, estão 100% aptas para o nosso clima.
Como escolher os materiais mais adequados para uma casa de madeira em Portugal?
Como vimos, as condições climatéricas variam de região para região. Assim, há que considerar as características de cada local.
Por norma, a construção modular em madeira já é elaborada com materiais preparados para resistir às exigências do clima. Mas há certos ajustes que podem tornar uma casa de madeira em Portugal ainda mais confortável e durável.
Aposte em madeira estrutural de qualidade
Para ter uma casa de madeira que se mantenha nas melhores condições ao longo de muitos anos, a estrutura é fundamental. Usar materiais de alta qualidade é um dos fatores que garante estabilidade e durabilidade a estas construções.
Na Carmo Wood, usamos painéis de CLT para a construção das casas de madeira em Portugal, um material de elevada resistência e com boa capacidade de ajuste a grandes amplitudes térmicas.
Tire partido da exposição solar
Onde quer que escolha instalar a sua casa de madeira em Portugal, pode aumentar a eficiência energética usando a exposição solar para controlar a temperatura interior.
Orientando as janelas para Norte, obterá luz solar indireta, evitando aquecer a casa, o que é ideal para zonas muito quentes.
Em locais mais frios, pode definir outras orientações para as suas janelas e aproveitar o calor do sol ao longo do dia. Aplicar vidros duplos é também um contributo para o conforto térmico destas construções.
Selecione materiais de isolamento exterior adequados ao clima
De acordo com a localização da sua casa de madeira em Portugal, pode adaptar o tipo de isolamento aplicado. A madeira já preserva uma temperatura constante no interior da habitação, mas pode adicionar revestimentos adicionais.
Aplicar capoto ou uma estrutura em alvenaria no exterior, aumenta o conforto térmico em regiões frias e húmidas do Norte do país, por exemplo. Esta versatilidade é mais um entre os bons motivos para comprar uma casa de madeira em Portugal.
O segredo para manter uma casa de madeira em Portugal? Escolha a qualidade Carmo Wood
Quando são construídas com materiais estáveis e resistentes, as casas de madeira dispensam grandes cuidados de manutenção. Mesmo em regiões húmidas, frias, ou junto ao mar, esta construção é durável e confortável.
Se optar pela aplicação de materiais de isolamento adicionais, pode verificar o seu estado e ir renovando tintas e revestimentos quando necessário. De resto, a manutenção será equivalente (ou até inferior) à de uma casa em betão.
Conheça os modelos em construção modular disponíveis e fale connosco para encontrar a melhor opção para ter uma casa de madeira em Portugal.