9 Cuidados simples para manter uma casota para cão de madeira em ótimas condições
Carmo Wood
7/8/2022
Índice de Conteúdos
Escolher casotas para cães em madeira é uma boa solução para quem tem estes animais em espaços exteriores, como quintas ou jardins. Estas estruturas oferecem aos patudos um espaço seguro e confortável onde se podem abrigar, dormir ou relaxar.
Quando são feitas em madeira tratada de boa qualidade, as casotas para cães podem durar muitos anos. Bastam alguns cuidados para preservar estas estruturas nas melhores condições.
Com a leitura deste artigo, vai saber como cuidar de uma casota de cão em madeira para a manter em perfeitas condições ao longo do tempo. Siga esta lista de cuidados e garanta mais bem-estar e conforto aos seus companheiros de 4 patas.
9 Formas de manter a sua casota de cão em madeira em bom estado por muitos anos
Opte por materiais duráveis e de qualidade nas casotas para cães
O primeiro passo para garantir que as casotas de cães durem muito tempo é a escolha dos materiais que as constituem. A madeira tratada é uma excelente opção, tanto pela sua durabilidade como pelo conforto térmico que oferece.
Escolher uma casota de cão em madeira é uma boa aposta, ao contrário das estruturas em plástico ou resina, que são mais frágeis e menos duráveis. Uma casota em madeira maciça é uma escolha sustentável, de qualidade e que proporciona mais conforto aos animais.
Escolha um local adequado para colocar a casota de cão
Pondere sobre o melhor local para instalar a casota de cão. Escolha um sítio abrigado, seco e à sombra, onde o terreno seja estável e nivelado.
Instalar a casota de cão num espaço apropriado garante que o animal tire o máximo partido desta estrutura. Por outro lado, também previne eventuais danos causados pelos elementos atmosféricos.
Faça limpezas regulares da casota de cão
Manter a higiene das casotas de cães é um dos cuidados essenciais para a saúde e bem-estar dos animais. Recomendamos fazer uma limpeza profunda da sua casota de cão pelo menos uma vez por mês.
Para tal, remova tudo o que estiver no interior, como mantas, brinquedos e o colchão. Caso se trate de uma casota de cão em madeira, use um pano húmido e um detergente próprio para higienizar todas as superfícies. No final, deixe arejar e secar bem a casota de cão antes de a voltar a usar.
Escolha uma opção que lhe permita aceder ao fundo/chão da casota de forma prática, para garantir uma limpeza profunda e completa.
Verifique o estado da estrutura com regularidade
Uma casota de cão que esteja todo o ano no exterior pode sofrer algum desgaste natural. Faça uma verificação regular da estrutura e dos seus componentes para ver se precisam de reparações ou substituições de peças.
Atuar na origem destes pequenos problemas é um cuidado simples para manter a casota de cão em boas condições e garantir a segurança do animal.
Faça uma manutenção das superfícies da casota de cão
Renovar o revestimento da casota de cão é outra forma de a conservar impecável e bonita. Nas casotas de cães em madeira, uma vez por ano, é conveniente lixar a superfície exterior e reaplicar o revestimento (com tinta, verniz ou velatura).
Caso verifique que a madeira está ressecada e sem brilho, passe um pouco de óleo hidratante para cuidar das fibras e preservar o material.
Aplique um tratamento contra insetos e fungos
As casotas de cães de madeira sem tratamento podem estar sujeitas ao ataque de fungos e pragas. Se escolheu uma casota de madeira sem tratamento, certifique-se que a madeira está protegida contra estes problemas, aplicando produtos que sejam apropriados mas seguros para o seu animal.
Proteja a casota de cão contra intempéries
Para proteger estas estruturas das agressões do clima, deve colocar as casotas para cães numa área abrigada, como um telheiro ou um alpendre. Em dias de temporal, recolha os animais para um espaço seguro e leve a casota de cão para um local protegido. Em alternativa, cubra-a com uma capa impermeável.
Mantenha a cama ou almofada em boas condições
Para o animal poder dormir com mais conforto, dentro da casota de cão coloque uma almofada, ou um colchão próprio, e uma manta.
Estas peças devem ser lavadas com frequência para prevenir pragas e doenças ao seu patudo. Sempre que verificar que estão em mau estado, substitua-as.
Armazene a casota de cão fora dos períodos de uso
No caso de usar a casota de cão apenas em certas alturas do ano, deve guardá-la durante o resto do tempo. Armazene a estrutura num espaço seco e abrigado para estar nas melhores condições quando a quiser voltar a utilizar.
Procura casotas para cães em madeira tratada? Confie na qualidade Carmo Wood!
As casotas para cães em madeira proporcionam um espaço seguro onde os animais podem abrigar-se e descansar com mais conforto. Além disso, são úteis para proteger os cães em dias de frio ou calor intenso, ou quando chove ou neva em abundância.
Na Carmo Wood encontra duas diferentes opções de casotas para cães em madeira tratada, que variam em tamanho. Escolha a mais adequada às dimensões e necessidades do seu patudo. Conheça melhor estas estruturas e cuide do bem-estar dos seus animais!