6 vantagens de escolher mobiliário exterior em madeira: uma solução sustentável para áreas urbanas
Carmo Wood
7/8/2024
Índice de Conteúdos
A beleza natural da madeira é uma das razões pelas quais este é um material tão procurado para criar espaços mais agradáveis ao ar livre. Escolher mobiliário exterior em madeira pode mesmo ser a solução ideal para transformar espaços urbanos e conseguir um ambiente mais convidativo.
Para ficar a saber tudo sobre este tema, preparamos um artigo com a seguinte informação:
- As 6 maiores vantagens de escolher mobiliário de exterior em madeira para espaços urbanos;
- Por que é que o mobiliário em madeira é uma opção sustentável;
- Como escolher mobiliário exterior em madeira sustentável.
Quais as maiores vantagens de escolher mobiliário exterior em madeira?
Se está a tentar decidir qual o melhor material para mobiliário exterior é importante considerar, além da estética, a sua resistência e durabilidade. E, nesse sentido, a madeira destaca-se como uma escolha segura, clássica e muito versátil.
Destacamos 6 das maiores vantagens do mobiliário urbano em madeira.
1. Durabilidade
Um material robusto que resiste a condições extremas, como variações de temperatura, humidade e exposição ao sol por longos períodos de tempo. Mesmo nestas condições, é capaz de manter a sua integridade estrutural e durar largos anos.
É possível, ainda, aumentar a durabilidade da madeira através da aplicação de produtos próprios, como vernizes, selantes ou tintas. Assim, o mobiliário exterior vai estar mais protegido da ação do sol, da chuva e, também, de insetos e pragas.
2. Resistência
A madeira possui uma elevada resistência mecânica, densidade e uma baixa capacidade de absorção de água. São estas características naturais da madeira que a tornam um material resistente adequado para mobiliário urbano.
3. Estética
A textura da madeira é única, com veios e padrões naturais que proporcionam aos móveis um aspeto elegante, criando ambientes acolhedores e confortáveis.
4. Versatilidade
A madeira é um material que se adapta com facilidade a diferentes ambientes ou paisagens envolventes. É, também, muito fácil de combinar com outros materiais. Além disso, é possível personalizar o mobiliário urbano em madeira consoante as necessidades de cada projeto, já que pode ser trabalhada de várias formas e estilos. É possível escolher madeiras de diferentes tipos, cores e acabamentos.
5. Conforto
O mobiliário exterior em madeira proporciona conforto a vários níveis. Pelo facto de ser um material natural, versátil e personalizável, torna o espaço mais acolhedor e atraente, proporcionando uma experiência agradável a quem usufrui deste ambiente. Além disso, a madeira proporciona, também, conforto térmico. A sua temperatura mantém-se mais ou menos constante, sem ficar demasiado quente ou fria, tornando-se mais confortável para quem usufrui do espaço.
6. Sustentabilidade
Ao optar por mobiliário exterior em madeira, está a fazer uma escolha que trará benefícios para o meio ambiente. E são várias as razões que tornam o mobiliário em madeira uma opção mais sustentável quando comparada com outros materiais.
Origem sustentável
Cada vez mais fabricantes optam por usar madeira com origem em florestas certificadas na produção de mobiliário. Isto quer dizer que a extração deste material acontece de forma sustentável, tendo em conta a preservação dos ecossistemas florestais, da biodiversidade e, também, das comunidades.
Baixo impacto ambiental
A produção de mobiliário urbano em madeira apresenta um baixo impacto ambiental, pois a madeira é um recurso renovável. Com o tempo, é possível regenerar e replantar as árvores, ao contrário do que acontece com outro tipo de materiais.
Além disso, ao investir em mobiliário urbano em madeira, tem a garantia que vai durar muito tempo e, em caso de danos, podem ser reparados. Isto evita uma substituição frequente do mobiliário, o que contribui para um menor consumo e para a redução do seu impacto ambiental.
Reciclabilidade e reutilização
Quando um móvel em madeira chega ao fim da sua vida útil, é possível reciclá-lo ou reutilizá-lo. A madeira reciclada pode ser usada no fabrico de novos móveis ou, se for o caso, pode transformar os seus móveis já usados em novas peças.
Como saber que está a escolher mobiliário exterior em madeira sustentável?
Quando escolher mobiliário exterior em madeira é importante garantir que está a optar por uma solução sustentável. Isto significa que a madeira é proveniente de fontes responsáveis e que existe uma preocupação com fatores como a biodiversidade, bem como a proteção dos próprios solos e da água.
Para ter a certeza que está a tomar uma boa decisão deve:
- Procurar certificados e selos de sustentabilidade: Nas etiquetas ou na descrição dos produtos deve existir algum tipo de indicação de que a madeira utilizada foi extraída de forma responsável e sustentável. Alguns dos certificados que pode encontrar são:
- FSC — Forest Stewardship Council;
- PEFC — Programme for the Endorsement of Forest Certification;
- Rainforest Alliance Certified.
- Verificar a proveniência da madeira: ao escolher mobiliário urbano, deve tentar saber qual a origem da madeira utilizada. O ideal é que provenha de florestas sustentáveis, de forma a garantir que está a contribuir para o equilíbrio ambiental. Se possível, verifique que o fornecedor defende e pratica uma política de responsabilidade ambiental e social.
Vale a pena investir em mobiliário exterior em madeira?
Investir em mobiliário exterior em madeira é uma boa decisão. A madeira é um material com características únicas — durável, resistente, versátil e elegante. Os ambientes urbanos com móveis em madeira tornam-se acolhedores e confortáveis, além de serem uma opção sustentável e com um reduzido impacto ambiental.
Para esclarecer as suas dúvidas ou para obter mais informações sobre mobiliário exterior em madeira, contacte-nos e teremos todo o gosto em fornecer todas as orientações necessárias para encontrar a melhor solução.