Home
Soluções
Loja
Contacte-nos
Carmo Wood
Materiais de Construção
Carmo

5 Ideias para criar estruturas de jardim com vigas de madeira tratada

Carmo

Carmo Wood

9/4/2024

Quer tirar o máximo partido do seu jardim ou terraço? Pode aproveitar a versatilidade das vigas e barrotes de madeira para construir diversas estruturas. Transformar os seus espaços exteriores em áreas agradáveis e funcionais é mais simples do que imagina.

Se a sua casa possui uma área ao ar livre, bastam pequenos detalhes para a tornar mais convidativa e confortável. Os projetos DIY em madeira são uma forma perfeita para modificar estes locais e deixá-los ao seu gosto.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer:

  • 5 Ideias para criar estruturas de jardim usando vigas de madeira;
  • Dicas e cuidados para construir estruturas duráveis com vigas e barrotes de madeira.

Saiba como usar vigas de madeira e um pouco de criatividade para dar às suas áreas exteriores um toque único e especial.

Carmo

5 Sugestões para criar estruturas de jardim com vigas de madeira

Ideia 1: Pérgolas e treliças para plantas trepadeiras

As pérgolas e as treliças de jardim são elementos decorativos marcantes que se caracterizam também pela sua funcionalidade.

Uma pérgola preenche e decora o espaço e permite criar áreas mais resguardadas da luz solar. Já as treliças, são painéis verticais que podem servir de base para o crescimento em altura de plantas trepadeiras. Basta instalá-las sobre um canteiro e deixar a planta crescer.

Para construir uma pérgola, projete a estrutura de acordo com o espaço disponível. Os pilares de sustentação devem ser elaborados com postes resistentes de madeira tratada. Quanto à cobertura, pode ser feita com vigas de madeira, de espessura e espaçamento variável.

Ideia 2: Canteiros elevados para hortas

Construir um canteiro elevado usando uma estrutura de vigas de madeira é uma excelente ideia. Desta forma, será mais fácil e confortável cuidar das suas plantas, pois evita ter de se baixar e curvar tanto para o fazer.

Pode instalar as suas floreiras preferidas sobre vigas de madeira, definindo a altura que lhe for mais conveniente. Um dos pontos positivos dos projetos DIY com vigas de madeira é poder desenhar e montar tudo ao seu gosto!

Ideia 3: Áreas de sombra para relaxar

Carmo

Em terraços e jardins é muito útil criar zonas de sombra para aumentar o conforto nas horas de maior calor. Uma ideia simples para o conseguir é montar um telheiro com vigas de madeira e aplicar um toldo, ou outro revestimento na parte superior.

Assim, poderá usufruir de um lugar mais fresco e sombrio para os dias quentes de Verão. Este é o local ideal para colocar uma mesa de refeições ou uma espreguiçadeira, por exemplo.

Ideia 4: Cercas decorativas e funcionais

Umas das formas mais simples de utilizar vigas num espaço ao ar livre é criando cercas em madeira. Estas vedações servem para delimitar diferentes áreas, como canteiros, hortas ou caminhos de jardim. Além disso, têm uma função estética nestes locais.

Pode criar cercas de qualquer dimensão, bastando escolher e cortar as vigas de acordo com as suas preferências. No final, pode pintar a sua cerca da cor que deseje ou manter as tonalidades da madeira e aplicar apenas um verniz.

Ideia 5: Bancos de jardim em madeira

Usar vigas para construir bonitos bancos de jardim em madeira é mais uma forma simples de criar áreas confortáveis ao ar livre. Basta cortar as vigas de madeira à medida e criar uma estrutura estável, qualquer que seja a sua dimensão.

Para o assento, tanto é possível construí-lo com tábuas de madeira, como com as próprias vigas. Depois, basta usar coxins coloridos para tornar o seu banco ainda mais bonito.

No final, terá um banco personalizado, feito por si, onde poderá relaxar e apreciar os sons e a beleza da natureza.

Carmo

Dicas e cuidados para construir estruturas duráveis com vigas e barrotes de madeira

Quando utiliza vigas de madeira tratada irá garantir que as suas estruturas se mantêm nas melhores condições ao longo de muitos anos. As madeiras para construção da Carmo Wood são preparadas em autoclave, onde passam por tratamentos físicos e químicos que as tornam muito resistentes.

Depois da construção com vigas de madeira, pode aplicar um verniz ou uma velatura para as proteger contra as agressões do clima.

Ao longo dos anos, só precisa de avaliar o estado das madeiras. Caso verifique algum dano, como fissuras ou alterações na coloração, por exemplo, faça as reparações necessárias para prolongar a vida útil das suas construções com vigas de madeira.

Nas estruturas maiores, como as pérgolas e os telheiros, dê particular atenção às vigas de madeira que constituem os postes de sustentação.

Conheça a oferta Carmo Wood em vigas de madeira

Carmo

Usar vigas de madeira tratada da melhor qualidade para construir estruturas ao ar livre garante a máxima durabilidade. Com este ponto de partida e alguns cuidados básicos de manutenção, pode transformar as suas áreas exteriores em espaços únicos.

Explore a gama de vigas de madeira da Carmo Wood e solte a sua imaginação! Comece já hoje a embelezar o seu jardim e crie recantos ao ar livre para relaxar.